• Elisa Lempek

Coaching Parental: o que é, para que serve e qual a diferença com a psicoterapia



Muito tem se falado sobre o Coaching e suas diferentes áreas de atuação, como o Coaching Parental. Neste artigo, pretendo explicar o que é o Coaching Parental, qual o seu objetivo, como funciona, assim como diferenciar um processo de Coaching de Psicoterapia, considerando que há muita confusão sobre os limites e possibilidades de ambos.


O Coaching Parental surgiu nos Estados Unidos e Canadá, nos anos 2000, com o objetivo de ajudar as famílias a viverem relacionamentos mais saudáveis.


Mas, como funciona um processo de Coaching Parental na prática?


Um processo de Coaching é uma sequência de 8 a 12 encontros que acontece entre o Coach e seu cliente (pai, mãe ou casal), portanto, tem início, meio e fim. Através da metodologia da Parent Coaching Brasil (onde fiz a minha especialização), inicialmente, o Coach Parental avalia (através de ferramentas específicas para trabalhar o sistema familiar), junto com o cliente, a situação atual da família, considerando o seu contexto particular; no decorrer do processo, o Coach identifica os pontos fortes, as habilidades e competências do cliente para promover um ambiente familiar mais saudável, dentro do que faça sentido para aquela família e, por fim, ajuda na construção dos valores, missão e propósito familiar. Durante o processo de Coaching Parental, o Coach ajuda os pais a se reconectarem com o que os move enquanto família, no que acreditam, quais valores possuem e qual o legado que querem deixar. Dessa forma, o Coach Parental ajuda a fortalecer os pais para o melhor encaminhamento de conflitos e resolução de problemas, pois, desenvolve a consciência dos recursos que os pais já tem, mas que por algum motivo não estão conseguindo acessar. Assim, o Coach Parental pode ser visto como um parceiro que constrói o caminho junto com o cliente no desenvolvimento de soluções para os desafios vivenciados!


É importante saber que o Coach não diz o que deve ser feito, mas capacita o cliente, através das ferramentas utilizadas, a se tornar mais seguro e confiante nos seus próprios recursos e capacidades! Trata-se de um processo individualizado, adaptado às necessidades e objetivos do cliente onde ele mesmo chegará às suas respostas, sempre partindo da situação atual, para a desejada. Assim, entende-se que Coaching não é consultoria, mentoria, treinamento, aconselhamento e nem terapia!


Quais são as diferenças entre Coaching e Psicoterapia?


Coaching e Psicoterapia são processos distintos, embora ambos promovam reflexão e mudanças. E apesar de serem distintos, não são excludentes! Inclusive, podem até ser complementares!


A PSICOTERAPIA tem caráter clínico onde trata questões emocionais, psíquicas, comportamentais e de relacionamentos. O foco é terapêutico e trabalha-se tanto com o presente, quanto com o passado e o futuro. Pode ser indicada tanto para quem apresenta algum problema ou transtorno psicológico, quanto para quem deseja conhecer a si mesmo e desenvolver recursos internos para ter uma vida mais plena. A psicoterapia pode durar semanas, meses ou anos.


O COACHING é mais pontual e trabalha com alguma questão específica, um objetivo mensurável e não tem caráter clínico (não é tratamento!), embora possa ser terapêutico. É uma metodologia mais direcionada e de curto prazo, com início, meio e fim e foco no presente e futuro.


Coaching Parental é só para quem tem filhos?


O Coaching Parental não é só para quem tem filhos, pois, sua metodologia contempla todos os ciclos do sistema familiar, incluindo indivíduos e casais sem filhos. As vantagens em realizar um processo de Coaching com essa metodologia é o alinhamento dos objetivos aos valores, missão e propósito familiar, ou seja, o objetivo é atingindo de forma a impactar positivamente as relações significativas do cliente.


Toda a família precisa passar pelo processo de Coaching Parental?


Não necessariamente! O Coaching Parental pode ser realizado por apenas um membro da família ou o casal, entretanto, toda a família se beneficia dos resultados atingidos.


Pode ser realizado online?


Sim! O processo de Coaching Parental pode ser realizado na modalidade presencial ou online.


O artigo foi esclarecedor? Se ficou alguma dúvida, ou se quiser saber mais, entre em contato!


Enquanto Psicóloga e Coach, e atendendo presencialmente e online, eu costumo realizar uma avaliação inicial com o cliente sobre o motivo da busca por atendimento, e, se houver necessidade (caso o cliente não tenha clareza sobre o que está buscando ou sobre as diferenças entre os serviços), o oriento sobre as especificidades de cada serviço e, juntos, definimos o melhor encaminhamento. 


Com carinho,

Elisa Lempek



23 visualizações

© 2018 por @lsdesignepapelaria

Seguir

  • Instagram ícone social