• Elisa Lempek

Comunicação para um funcionamento familiar mais eficaz

Atualizado: há 4 dias



Você já reparou que o que torna as interações possíveis é a comunicação?


E já percebeu que é através da comunicação que nós produzimos saúde ou adoecimento nas nossas relações?


São os processos de comunicação que sustentam a harmonia e a adaptação da família diante das diferentes mudanças ao longo do seu desenvolvimento, como a transição de casal a pais, por exemplo. É através da comunicação que vai haver aproximação ou distanciamento entre seus membros.


Muitos casais acreditam que os problemas de relacionamento, sejam eles conjugais ou familiares são causados pela falta de comunicação, mas, é impossível não comunicar! Todo comportamento é comunicação. Tudo o que nós fazemos ou deixamos de fazer é comunicação.


Não comunicar significaria deixar de existir na relação, mas, saber se comunicar de forma a se fazer compreender e compreender o outro é um grande desafio pra muitos de nós, não é mesmo?


Já pensou sobre isso?


Pra você, o que é mais difícil, se fazer compreender ou compreender o outro?


Uma boa comunicação é vital para o funcionamento familiar e algumas habilidades são necessárias para isso. Vou te apresentar algumas delas:


▪️Habilidades de fala: diz respeito a falar por si mesmo e não pelos outros;


Ao falar por si mesmo, expresse seus sentimentos e necessidades. Ajude o outro a te ajudar a atender as suas necessidades, fazendo pedidos claros e objetivos. Mas lembre-se: o outro precisa estar a vontade para atender os teus pedidos, pois ele não é obrigado a isso. Relação é construção e precisa ser favorável para todos os envolvidos!


▪️Habilidades de escuta: abrange a empatia e a escuta atenta;


Você sabe ouvir? Exercitar a escuta ativa e empática pode transformar o seu relacionamento. Procure escutar o que o outro tem a dizer. Mostre interesse e curiosidade. Esteja presente como ouvinte, sem se preocupar no que precisa responder, mas sim em compreender! Pergunte-se: como o outro, sendo ele mesmo, pode estar se sentindo e do que pode estar precisando?


▪️Auto-revelação: compreende compartilhar sentimentos sobre si e sobre o relacionamento.


De forma semelhante às habilidades de fala, a auto-revelação diz respeito a expressar como você se sente na presença do outro e quais são os seus sentimentos sobre o relacionamento, com honestidade e respeito.


Faz sentido? Qual dessas habilidades você mais reconhece em si? E qual precisa desenvolver?


Pense nisso! Ao aprimorar essas habilidades você pode melhorar sua comunicação e, dessa forma, contribuir para um funcionamento familiar ainda mais eficaz e satisfatório! E lembre-se: é através da comunicação que as interações são possíveis e uma boa comunicação pode facilitar um bom funcionamento familiar!


E, para finalizar, para um funcionamento familiar eficaz, resolver os problemas de forma positiva também é essencial. Lembrando que as famílias com bom funcionamento não são necessariamente as que não possuem conflitos, mas aquelas que possuem capacidade para administrar os conflitos, o que requer tolerância pelo desacordo e algumas habilidades para resolução de problemas considerando os aspectos práticos e também emocionais que permeiam uma crise.


Preparei alguns passos para te ajudar a pensar sobre isso:


Reconheça o problema;


Converse sobre o problema com as pessoas diretamente envolvidas e com aquelas que podem contribuir na sua resolução, conduzindo uma discussão criativa onde todos possam expressar suas idéias;


Avalie, junto com as pessoas envolvidas, as opções, os recursos, os obstáculos e impedimentos para a resolução dos problemas pesando os custos e benefícios para todos;


Decida sobre um plano;


Após iniciar o plano, monitore os esforços e avalie os êxitos.


Gostou? Se esse texto te ajudou, compartilhe com alguém que também possa ser ajudado!


Com carinho,

Elisa Lempek

11 visualizações

© 2018 por @lsdesignepapelaria

Seguir

  • Instagram ícone social