• Elisa Lempek

Pausa positiva durante conflitos


Alguma vez você já esteve no meio de uma discussão com seu parceiro/a, percebeu que vocês não saíam do lugar e então tomou a iniciativa de aliviar a tensão através de um pedido de desculpas, usando o humor ou até mesmo mudando o foco ou mudando de assunto?


Já sabemos que as discordâncias fazem parte de qualquer relacionamento, e que muitas vezes, por falta de habilidades de comunicação, um ou os dois membros do casal podem ter atitudes que intensifiquem ainda mais a discussão. Por outro lado, as tentativas de reparação são as interações que impedem ou reduzem a escalada negativa originada pelo conflito. São essenciais para a construção de um bom relacionamento!


As reparações podem ser compreendidas como um pedido de pausa positiva em meio a uma discussão. Entretanto, para cumprirem seu objetivo de evitar que o conflito se intensifique, precisam ser reconhecidas e apoiadas pelo outro.


A reparação pode acontecer no início, durante ou depois do conflito. Independente do momento, a intenção é prevenir e reduzir a intensidade da negatividade e suavizar o tom da discussão, evitando que a discussão saia fora do controle. Dessa forma, o quanto antes forem realizadas, maiores são as chances de uma discussão ser encerrada, sem maiores danos.


Entre os exemplos de reparação ou pausa positiva há os pedidos de desculpas, o uso do humor, demonstrações de afeto e mudança de assunto, desde que o objetivo seja desviar da intensidade do conflito, dando um fôlego ao casal para retomar a conversa num tom mais amistoso, e não de evitar resolver o conflito, o que pode ser interpretado como desinteresse ou desconsideração pelo outro, afinal, casais com bons níveis de satisfação em seus relacionamentos costumam retomar a conversa mesmo quando o assunto gera tensão e desconforto sem, entretanto, perder o controle da situação, fazendo uso das tentativas de reparação (ou pausa positiva) para aliviar a tensão e encontrar uma solução que atenda as necessidades de ambos.


Abraço,

Elisa


13 visualizações

© 2018 por @lsdesignepapelaria

Seguir

  • Instagram ícone social